WORKSHOP DE TIMBA E BATERIA COM JOÃO PARAHYBA

 

WORKSHOP DE TIMBA E BATERIA COM JOÃO PARAHYBA – MEDIAÇÃO: VINA LACERDA 

Apresentação:

O workshop abordará a maneira de tocar que o percussionista e baterista João Parahyba desenvolveu para a timba e seu set de percussão “Timbateria” de criação própria e pioneira do conceito de kit de percussão que hoje é conhecido como “percuteria”.

 Essa mistura de set de percussão com bateria é criação do Parahyba.


Conheça o trabalho de João Parahyba!


Carga horária: 3h horas/atividade 

Dia(s) e horário(s): 08 de abril,

Bate-papo Musical das 17h às 18h

Workshop das 18h às 21h

Local: Auditório Nhô Belarmino - Conservatório de MPB

Material didático:  caderno para anotações. Se os alunos quiserem  gravar, poderão usar o celular no modo gravação de áudio.

Nº de vagas oferecidas: 40 pessoas

Público-alvo:  músicos e estudantes de música de todos os níveis.

Pré-requisitos: maiores de 14 anos. 

Valor: entrada franca *até esgotarem as 40 vagas oferecidas.

Endereço: Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco - Curitiba-PR – Fone: 3321-3208

Mais informações: Coordenação Pedagógica do CMPB – fone 99183-9383 

                                  

 

João Parahyba - Mini-currículo 

João Parahyba é um dos nomes mais importantes da percussão brasileira. Ele se apresenta principalmente na “timbateria”, criação própria e pioneira do conceito de kit de percussão que hoje é conhecido como “percuteria”. Com uma carreira musical de mais de cinco décadas, João continua sempre inquieto e inovador. Após tocar com Cartola, Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho e Paulo Vanzolini no bar Jogral, em São Paulo, João fundou em 1968 o Trio Mocotó, lendário grupo pioneiro do estilo que se tornou conhecido como samba rock. Não à toa, no início dos anos 70, rodou o mundo ao lado Jorge Ben Jor, outro frequentador do Jogral. Também acompanhou Vinicius e Toquinho e se tornou intérprete de sucesso com a icônica “Coqueiro Verde”.  Em 1974, com o Trio Mocotó, gravou um álbum raro com o trompetista americano Dizzy Gillespie, chamado “Dizzy Gillespie no Brasil com Trio Mocotó” (ouça aqui). Nos anos 1990, graças a sua versatilidade, foi um dos primeiros músicos de sua geração a se interessar pelos sequencers midi e baterias eletrônicas, culminando em projetos ao lado do produtor Mitar Subotic (Suba), como seu disco de percussão reprocessada “Futuro Primitivo” e “Tanto Tempo” de Bebel Gilberto.  Para citar “apenas” três dentre os grandes sucessos que têm sua percussão, trabalhou em gravações clássicas como “País Tropical”, “Regra Três”, e “Samba de Orly”. Tocou e gravou com Ivan Lins, Sivuca, Gal Costa e muitos outros. João Parahyba segue em plena atividade, contribuindo em parcerias com artistas de todas as idades e estilos. Recentemente, foi convidado por Marcelo D2 para gravar as faixas “A Verdade Não Rima” e “As Sementes”, do disco “Assim Tocam Meus Tambores’, lançado em 2020.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário