Workshop de Técnica Vocal com Wagner Barbosa


 Clique para ampliar
Clique aqui para informações






O Workshop

No workshop entenderemos os principais problemas vocais e quais as ferramentas básicas, porém eficientes, para o desenvolvimento dessa mesma voz. 

O objetivo final é:

-Equilibrar cada região vocal e conectá-las;
-Tornar as passagens imperceptíveis;
-Adução (fechamento) e compressão adequada das cordas vocais;
-Laringe relaxada; e
-Respiração equilibrada.

Serão 2 horas de workshop (1 hora de palestra + 1h de aplicação prática com alunos do workshop)

+ 30 min para perguntas


Um pouco sobre Wagner Barbosa

Wagner trabalha com cantores com o intuito de desenvolver suas vozes em qualquer estilo de música, buscando uma voz mais livre, dando acesso a diferentes dinâmicas, com clareza timbrística e flexibilidade. 

Ele treina cantores a usar suas vozes da maneira mais saudável possível e da forma mais eficiente possível, dessa forma cantar se torna tão fácil quanto falar. 
Nós ajudamos cantores a alcançar equilíbrio em suas vozes com o desejo de que eles possam utilizar seu máximo potencial musical e expressivo.

"O cantor deve buscar a capacidade de sempre manter o nível de produção do tom da fala - qualidade e entendimento das palavras - permanecendo conectado de uma parte da sua extensão vocal para outra. Você não canta como você fala, mas você precisa manter o mesmo conforto e facilidade produzidos na sua voz falada, de modo que você não faça força excessiva para as notas agudas ou para as notas graves. Um professor precisa saber como levar cada um dos seus alunos a cantar através de sua extensão vocal, facilmente conectado, sem qualquer "quebra" ou mudanças bruscas de qualidade de som."

Wagner trabalhou em mais de 40 discos nos últimos 7 anos nas funções: produtor, preparador vocal, editor e músico. Entre os artistas estão: Gal Costa, Maria Gadú, Criolo, Marcelo Jeneci, Mariana Aydar, Verônica Ferriani, Giana Viscardi, Jurema, Les Commediens Tropicales, Filarmônica de Pasárgada, entre outros. 

Também trabalhou como co-produtor da cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio 2016 (tendo preparados todas as vozes desta cerimônia).
Foi professor, por três anos consecu
tivos do European Vocal Camp - maior encontro de cantores da Europa.
Wagner já fez shows e ministrou workshops na Suiça, França, Bélgica, Estônia, Finlândia, Polônia e Argentina. Além, é claro, de muitos shows e festivais pelo Brasil.

• Cantor profissional, compositor, violonista e guitarrista;
• Professor Certificado Método IVA - Nível AVANÇADO;
• Foi professor certificado do método Speech Level Singing até 2014 – Nível 2;
• Representante do método IVA (Institute for Vocal Advancement) no Brasil;

Nascido na cidade de Curitiba, Wagner Barbosa começou estudando violão popular aos 9 anos de idade. Mais tarde violão clássico por 5 anos. Formou-se em Engenharia Elétrica em 2004, mas a devoção pela música sempre falou mais alto. Ainda em Curitiba formou-se Especialista em Música Popular Brasileira em 2005 pela Faculdade de Artes do Paraná. Em 2006 mudou-se para São Paulo com intuito de se aperfeiçoar no violão popular no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim obtendo sua certificação após 4 anos de estudos com lendas da música brasileira. 

Lançou os seguintes álbuns: 
“Amanhecer”, cd de estréia (2008) em parceria com a cantora Paula Mirhan",
“Amanhecer Ao Vivo” (2010),
"AGORA", Dani Gurgel e novos compositores,
“Alegria | Szczecie” Barbosa Trio (2012). 

Um comentário:

  1. Eu fiz o workshop do Wagner Barbosa no final do ano passado, também em Curitiba e não recomendo. Posso dizer que foi um dinheiro desperdiçado, não somou em nada para o meu aprendizado ou para a minha vida.

    O workshop consiste em ouvi-lo falar sobre suas ótimas experiências no exterior, sobre como ele é amigo dos professores (incluindo fotinhas abraçado e tudo mais), como o método IVA é incrível, você tem que conhecer, mas ele não dá uma dica sequer que some algo ao aluno. Nada.

    Os participantes sorteados para serem avaliados pelo Wagner são os únicos que (imagino eu) conseguem tirar proveito da experiência.

    Como ministrante de oficinas (encadernação e criação literária), penso que os participantes devem deixar a minha experiência melhores do que quando chegaram, com algo a somar em suas vidas. Sem que se sintam enganados.

    Se você quer tirar proveito de verdade do que ele pode oferecer, recomendo a aula particular (que, aliás, não estava disponível na vinda anterior dele à Curitiba).

    ResponderExcluir