Concerto com as orquestras À BASE DE SOPRO e À BASE DE CORDA - SEMANA NACIONAL DO CHORO

















O Conservatório de MPB completa, em 2018, 25 anos de existência e terá, ao longo deste ano, ainda mais eventos artísticos e pedagógicos como concertos, shows, workshops, cursos especiais, bate-papos musicais e editais de música; apresentando seus grupos artísticos, seus alunos e professores, promovendo artistas locais e de renome nacional e mantendo-se sempre fiel à sua missão de ensinar, promover, divulgar e pesquisar a boa Música Popular Brasileira. Fique ligado na nossa programação.

De 23 a 28 de abril, teremos uma agenda intensa para comemorar a Semana Nacional do Choro.

A abertura acontece na segunda-feira 23 de abril - Dia Nacional do Choro - com um concerto especialíssimo onde as orquestras à Base de Corda (direção artística de João Egashira) e à Base de Sopro (direção artística de Sérgio Albach) dividirão o palco da Praça Jacob do Bandolim do conservatório para celebrar - além dos eventos dedicados ao Choro -  os 20 anos de existência desses dois grupos artísticos do Conservatório de MPB, totalmente dedicados à Música Popular Brasileira. No repertório serão executadas obras de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim, que em 2018 completaria 100 anos. 


Conheça as nossas orquestras:

Orquestra À Base de Corda do Conservatório de MPB de Curitiba
 Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra à Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, possui formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragã e Josimar Carneiro. Já teve como convidados grandes nomes da música popular brasileira como Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta e Dimos Goudarolis. Entre suas apresentações mais importantes estão as realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba a partir de 2001. Em 2008 a OABS lançou seu primeiro CD, Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, a OABC participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo. Em 2010 participaram do 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí e no Acorde Brasileiro em Porto Alegre. Em 2011 dividiram o palco com Zeca Baleiro na Oficina de Música de Curitiba e em 2012 no auditório Ibiraquera em São Paulo. A orquestra também participou de diversas edições do evento anual de Curitiba “Virada Cultural” tendo mais uma vez como convidados grandes nomes da MPB como Elza Soares, Diogo Nogueira, Paulinho da Viola e Paulinho Moska. Com o músico, intérprete e compositor Lenine, realizou em 2015 um espetáculo em Curitiba através de projeto do SESI Música. Em 2017 e 2018 fizeram uma pequena turnê com o artista através do programa Caixa Cultural em Brasília e no Rio de Janeiro.

Orquestra À Base de Shopro do Conservatório de MPB de Curitiba
A Orquestra à Base de Sopro de Curitiba é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira do país. O resultado do incentivo para que os músicos trabalhem com arranjos, composições e improvisações aparece nos concertos “Nossos Compositores” e no CD/ DVD homônimo lançado em 2013. A orquestra também entra em contato com outras estéticas ao tocar com vários convidados durante esses 19 anos de existência, como: Egberto Gismonti, Itiberê Zwarg, Roberto Sion, Proveta, Joyce Moreno, Nelson Ayres, Letieres Leite, entre outros. Os 17 músicos transformam os sons que saem das suas flautas transversais, clarinetes, clarone, saxofones, trompetes, trombones e da base rítmico harmônica formada pelo piano, guitarra, baixo, bateria e percussão num repertório coeso que procura incluir o maior número de tendências e gêneros da música brasileira contemporânea e antiga. O primeiro CD da OABS foi lançado em 2007, privilegiando as composições do maestro paranaense Waltel Branco. Em 2009 gravaram um DVD ao vivo com Arrigo Barnabé e outro em 2011 com o pianista e compositor André Mehmari. Em 2013 lançou na Itália, pelo selo EGEA um CD com o clarinetista Gabriele Mirabassi, e em 2014 um CD com a flautista e compositora Léa Freire. Durante todo o ano de 2017 até os dias atuais, realiza concertos mensais com arranjos consagrados do maestro Pixinguinha no Conservatório de MPB. Para o seu sétimo lançamento fonográfico a OABS está preparando um repertório com cançõesde Guinga tendo como cantora convidada:Izabel Padovani.


Serviço
Orquestras À Base de Sopro e À Base de Corda - show 20 anos e comemorações da Semana Nacional do Choro
Dia 23 de abril - 20h
Praça Jacob do Bandolim do Conservatório de MPB
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário