PALESTRA "O MODALISMO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA" com VICENTE RIBEIRO

Palestra O Modalismo na Música Popular Brasileira com Vicente Ribeiro

Vicente Ribeiro, arranjador e produtor musical, mestre em Música pela UFPR e doutorando em Música pela UNICAMP. Atuando na área musical desde 1982, desenvolve intensa atividade como arranjador, com trabalhos executados por artistas e grupos de todo o Brasil. Reside em Curitiba desde 1996, quando passou a atuar como diretor musical do grupo Tao do Trio. Em 2000 foi responsável pela produção musical e arranjos do primeiro CD do grupo, o premiado “Uns Caetanos”, lançado no Brasil pela Cid (2001), e no Japão, pela Emi-Toshiba (2002). Em 2007 produziu e arranjou o segundo CD do grupo, “Rosa que te quero verde – O Tao do Trio canta Cartola”, dedicado à obra de Angenor de Oliveira e lançado em 2008 no projeto Música no Paiol. Em 2015, produziu e arranjou o terceiro CD do grupo, “Flor de Dor – Tao do Trio canta Etel Frota”, dedicado à obra da poeta paranaense Etel Frota.
De sua pesquisa de mestrado nasceu o livro que é objeto do presente projeto e, no momento, desenvolve pesquisa de doutorado acerca do modalismo na fase pós-bossanovista da obra de Antonio Carlos Jobim.

A palestra  “O Modalismo na Música Popular Brasileira”, faz parte do projeto de edição e publicação do livro de mesmo nome. Apresentado originalmente como dissertação de mestrado à Universidade Federal do Paraná sob o título “O Modalismo na Música Popular Urbana do Brasil”. Nesse trabalho, Vicente Ribeiro investigou o emprego de procedimentos modais no universo da música popular brasileira, a partir da análise harmônica e melódica de uma amostragem significativa de peças selecionadas da obra de oito compositores brasileiros: Baden Powell, Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Gilberto Gil, João do Vale, Luiz Gonzaga e Tom Jobim. A pesquisa foi movida pela necessidade de ampliar a discussão em torno de um tema que, a despeito de sua importância vital no processo de formação musical de compositores, arranjadores e instrumentistas, havia sido até então pouco abordado na literatura, apenas de forma tangencial.

A palestra tem duração de 90 minutos e é direcionada a estudantes e professores de música.  

Serviço
Palestra – O Modalismo na Música Popular Brasileira com Vicente Ribeiro
Dia 22 de novembro – sexta – das 15h às 16h30
Conservatório de MPB de Curitiba - Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário