A voz acompanhada do violão é algo muito presente na música popular brasileira desde o final do século XIX. Modinhas e
serestas, algumas das primeiras gravações realizadas pela Casa Edison nos anos
1900, e os discos Canções Praieiras (1954) de Dorival Caymmi e Chega de Saudade
(1958) de João Gilberto ilustram a diversidade de ritmos, sonoridades e
momentos em que a sonoridade resultante do encontro da voz com o violão esteve
presente. Conhece-‐se inúmeros autores que utilizam
o instrumento,
como Gilberto
Gil, Caetano
Veloso, Paulinho da Viola, Toquinho, João Bosco além de excelentes duos como Ney
Matogrosso e Rafael Rabello, que também acompanhou Eliseth Cardoso, Mônica
Salmaso e Paulo Belinatti, Teresa Cristina e Carlinhos 7 cordas, que apresentam
esta textura musical das mais variadas formas.
Esta oficina, ministrada por Eduardo Lobo e Ana Salvagni, tem o objetivo de ilustrar algumas abordagens de interpretação da voz com o violão, procurando expandir as possibilidades para além do tradicional violão rítmico-‐harmônico. Ao trazer outros elementos musicais como o acompanhamento com linha melódica, a improvisação e a interpretação baseada no ritmo do texto da poesia, abrem-‐se outras possibilidades aos músicos, que podem, a partir destas outras perspectivas, criar arranjos com maior diversidade. A oficina se divide em duas partes: a primeira, expositiva, em que os ministrantes falam da própria experiência; a segunda, interativa, em que os participantes, em solo, em duo ou outras formações, poderão trabalhar suas canções no formato de masterclass.
Esta oficina, ministrada por Eduardo Lobo e Ana Salvagni, tem o objetivo de ilustrar algumas abordagens de interpretação da voz com o violão, procurando expandir as possibilidades para além do tradicional violão rítmico-‐harmônico. Ao trazer outros elementos musicais como o acompanhamento com linha melódica, a improvisação e a interpretação baseada no ritmo do texto da poesia, abrem-‐se outras possibilidades aos músicos, que podem, a partir destas outras perspectivas, criar arranjos com maior diversidade. A oficina se divide em duas partes: a primeira, expositiva, em que os ministrantes falam da própria experiência; a segunda, interativa, em que os participantes, em solo, em duo ou outras formações, poderão trabalhar suas canções no formato de masterclass.
Workshop Caminhos interpretativos para voz e violão - Ana Salvagni e Eduardo Lobo
Data: 24 de março
Horário: 10h às 12h
Inscrições: anacardoso@fcc.cur itiba.pr.gov.br
Local: Conservatório de MPB
Valor: R$ 30,00
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