Workshop e show “No pinicado da viola” com CAIO DE SOUZA (SC) - QUARTA 28 MAR



O Conservatório de MPB recebe, na quarta-feira dia 28 de março o violeiro Caio de Souza que realizará duas atividades: às 16h30 apresenta o workshop  "No Pinicado da Viola" e às 19h, o show homônimo.


OFICINA DE VIOLA CAIPIRA “No pinicado da viola” Nesta oficina será abordada a trajetória de um dos principais instrumentos da identidade cultural brasileira, a viola de dez cordas, conhecida também como viola caipira ou nos dias atuais de viola brasileira. Ao buscar relatar desde os primórdios no início da colonização, e suas inúmeras ramificações até os dias de hoje, os gêneros abordados serão a música caipira, e o samba de viola, conhecido também como samba chula, muito comum no Recôncavo Baiano. Serão abordadas questões técnicas, como exercícios de mão direita e esquerda, além das levadas características de ambos os gêneros tratados, sendo práticas individuais e coletivas. A oficina é voltada para todos os níveis e todas as idades.


SHOW: Este concerto teve sua estreia na cidade de Florianópolis, no mês de junho, na Igreja da Lagoa Conceição. Desde então já foi apresentado nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Santa Rita do Passa Quatro e Mogi Guaçu. Além de estar interagindo através da música, o violeiro propõe um ambiente descontraído onde irá abarcar fatos relacionados ao instrumento, místico e folclórico, tão enraizado na nossa cultura popular brasileira.

A viola brasileira é um dos principais instrumentos enraizados na cultura popular brasileira, encontra-se de norte à sul do país com inúmeras variantes (viola caipira, viola de cocho, viola machete, viola do fandango, viola de buriti). Desde a década de 80 (oitenta) o instrumento vive um reavivamento, através dos novos violeiros (Ivan Vilela, Roberto Corrêa, Fernando Deghi, Paulo Freire, entre outros), que trouxeram um outro olhar sobre o instrumento. Levando este às salas de concerto, conservatórios e universidades. O espetáculo “No Pinicado da viola” se inspira na tradição, mas ao mesmo tempo propõe outra abordagem. O violeiro traz em seu repertório diferentes ritmos como o choro, jongo, baião, chamamé, pagode de viola, guarânia, entre outros. Nesta miscelânea, a viola mostra a diversidade em que pode estar inserida.




CAIO DE SOUZA Iniciou seus estudos musicais em 2003, através do violão popular. Iniciou no violão clássico com o violonista Gustavo Costa (integrante Quarteto Brasileiro de Violões) e na escola preparatória do New England Conservatory of Music, Boston (EUA). Cursou bacharelado em violão clássico na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis sob a orientação de Luiz Mantovani, onde realizou a pesquisa de iniciação científica com a temática “Theodoro Nogueira e a viola brasileira: o pioneirismo na estética caipira” sob orientação do Prof. Doutor Luiz Henrique Fiamminghi. Realizou em 2012 o projeto Seis Cordas para a Comunidade, contemplado pelo Fundo Municipal de Florianópolis, atuando como arte-educador. Participa do Sexteto Clariô, grupo que propõe um diálogo entre a música tradicional brasileira e a música de concerto. Atuou ao lado de grandes nomes da música regional brasileira, Mestre Bule Bule, Juraildes da Cruz, a dupla caipira Zé Mulato e Cassiano, Rubinho do Vale, através do projeto Sexteto Clariô convida Cantadores do Brasil, realizado na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e São Paulo. Participou da Semana do Brasil Rural, em Marselha, França, onde ministrou palestras, oficinas e concertos. Participou de concertos nos Estados Unidos e Alemanha, além de vários estados brasileiros. Em Santa Rita do Passa Quatro, SP, organiza o Violada – Circuito Autoral das Violas Brasileiras, circuito independente que visa a divulgação deste instrumento. Atualmente cursa o bacharelado em viola brasileira na Universidade de São Paulo.


Serviço:


Workshop e show “No pinicado da viola” com Caio de Souza
Dia : 28 de março - quarta

Local: Conservatório de MPB 

Workshop: 16h30

Show: 19h 
Valor: R$ 10,00 

Informações e Inscrições pelo email: conservatoriodempb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário