GRUPO BRASILEIRO (Ano 3) Espetáculo cênico-musical MAIS PALAVRAS - dias 30 NOV (20h) e 1º DEZ (19h)

SOBRE O ESPETÁCULO “MAIS PALAVRAS”
Inspirados pelos versos “Palavra, uma palavra só, a crua palavra, que quer dizer tudo” (Uma Palavra/1995) de Chico Buarque, o Grupo Brasileiro estreou em dezembro de 2018 o espetáculo cênico-musical “Palavras”, uma coletânea de canções de diversos compositores que evidenciam a forma como cada um trabalha e expressa suas emoções e pensamentos por meio da palavra. A boa receptividade do público presente nas diversas apresentações do “Palavras” em 2019, despertou no Grupo Brasileiro o desejo de montar o espetáculo “Histórias de Francisco”, com canções de Chico Buarque, e que estreará somente no final de 2020.O show MAIS PALAVRAS é exatamente esta porta, esta passagem, este caminho de um espetáculo ao outro, pois ele reúne, congrega e conecta expressivas canções do “Palavras” de 2018 com algumas canções que farão parte do belíssimo repertório do “Histórias de Francisco” em 2020. MAIS PALAVRAS é o um convite sonoro que vai ao encontro e ao compartilhamento da sensibilidade e das emoções que os compositores e poetas brasileiros nos propõe a ouvir e a refletir.

REPERTÓRIO
AME – Paulo Monarco e Kleuber Garcez (Arranjo: Helena Bel)
RESPEITEM MEUS CABELOS, BRANCOS – Chico César (Arranjo: Sérgio Justen)
FALA – João Ricardo e Luhli (Arranjo: Joaquin Rebollo)
MORTAL LOUCURA – Gregório de Matos e José Miguel Wisnik (Arranjo: Joaquin Rebollo)
ACORDA AMOR – Chico Buarque (Arranjo: André Dittrich)
SINHÁ – João Bosco e Chico Buarque (Arranjo: Helena Bel)
GENI E O ZEPELIM – Chico Buarque (Arranjo: Helena Bel e Grupo Brasileiro 2019)
ACHOU – Dante Ozzetti e Luiz Tatit (Arranjo: Joaquin Rebollo)
A TERCEIRA MARGEM DO RIO – Milton Nascimento e Caetano Veloso (Arranjo: Sérgio Justen)
ALMA – Sueli Costa e Abel Silva (Arranjo: Helena Bel)
66 – Martim Bernardes (Arranjo: Sérgio Justen)
IDIOMA ESQUISITO – Nelson Sargento (Arranjo: Mara Fontoura)
LÍNGUA – Caetano Veloso (Arranjo: Helena Bel)
NOITE DOS MASCARADOS – Chico Buarque (Arr: Abelardo Magalhães. Adapt.: Helena Bel)
ESSA É PRA ACABAR – Luiz Tatit (Arranjo: Helena Bel)

CONCEPÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA
Helena Bel (Direção Musical) e Milton Karam (Direção Cênica)

CANTORAS E CANTORES:
Sopranos: Cecília Carollo Rebollo, Flavia Menz Sarturi, Giulia Luciani Gaio e Júlia Chiquito de Oliveira
Contraltos: Ana Paula Pepplow Parodi, Ariadne Aparecido Santos, Cristina Dietrich Machowski Martins, Luana Zacharias Karam
Tenores: Eduardo Henrique Sehnem e Vinícius Oliveira Ruiz
Barítonos: Arthur Piassetta Xavier, Gabriel Vieira, Guilherme Augusto Poletto de Oliveira, José Eduardo Worms Costa e Otto Engelhardt Brasileiro

MÚSICOS
Sérgio Justen - piano
Priscila Graciano- percussão

GRUPO BRASILEIRO
O Grupo Brasileiro fez soar seus primeiros cantos em 17 de agosto de 2016. Neste dia, as 18 vozes que timbraram no auditório Nhô Belarmino do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba-CMPB tinham algo em comum que as uniam de uma forma especial. Afinal, todos os integrantes do Grupo Brasileiro em algum período de suas vidas foram cantores do Coral Brasileirinho, Corpo Artístico do CMPB criado em 1993. A paixão pela canção brasileira fez convergir o desejo da Fundação Cultural de Curitiba com os anseios dos Diretores Artísticos Helena Bel e Milton Karam para reunir novamente aquela garotada do Brasileirinho agora em um Grupo de jovens cantores, o Brasileiro. O mês de seu nascimento não deve ter sido mera coincidência, e sim uma sincronicidade musical, pois esse tempero veio “a gosto”. Afinal, como dizem os versos de Vinícius de Moraes na melodia de Carlos Lyra: “Mais que nunca é preciso cantar, é preciso cantar e alegrar a cidade”. Em 2017 o Brasileiro apresentou seu primeiro show denominado “Pixains e Cabeludos”. Abrindo suas portas para integrar cantores da comunidade em 2018, o Brasileiro estreou o espetáculo “Palavras”, com ótima receptividade também junto ao público da 36ª Oficina de Música em janeiro/2019, e reapresentado em junho, no Teatro do SESC da Esquina. “Histórias de Francisco”, com canções de Chico Buarque, é o tema do espetáculo que só estreará no final de 2020, sendo que algumas das canções já fazem parte do “Mais Palavras”. Um ótimo aperitivo do que poderá ser apreciado no ano que vem.

HELENA BEL – DIREÇÃO MUSICAL E ROTEIRO
Cantora e violinista. Licenciada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Especialista em Educação Musical/Coral pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná. Integrou grupos vocais e cênicos como “O Abominável Sebastião das Neves”, “Allegro Ma Nom Presto” e “O Tao do Trio”. Atualmente canta no grupo Nymphas. Dirigiu os grupos vocais infantis “Corda Vocal” e “Coral Fraldinhas”. É Diretora Artística do Coral Brasileirinho, juntamente com Milton Karam, desde 2007. Em 1993 venceu o Concurso para Intérpretes da MPB do SESC da Esquina. Planejou, desenvolveu e realizou o 1º concurso artístico infanto-juvenil do projeto Karatê Piá no Esporte. Como violinista, foi spalla de 1992 até 2001, na Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba, fundada por Roberto Gnatalli. Atuou como regente assistente da Orquestra À Base de Corda na sua primeira formação com cordas de arco e é violinista da atual Orquestra à Base de Corda. Foi professora do Conservatório de MPB de Curitiba durante 10 anos. É professora de violino na Escola de Música Suzuki, atuando também na direção vocal e cênica dos musicais realizados anualmente pela escola.

MILTON KARAM – DIREÇÃO CÊNICA
Arquiteto e compositor. Integrou os grupos “Canto Livre“ e “Acorde” (1980 a 1985). Criou o Coral Brasileirinho juntamente com Simone Cit (1993). Coordenou o Setor de Produção Musical do Conservatório de MPB de Curitiba (1995 a 2003). Ministrou cursos de Coral Infantil nas Oficinas de MPB de Curitiba e nos Festivais de Inverno de Antonina-PR (1996 a 2002). Venceu a Gala Nacional de Pequenos Cantores (2003) e o Festival da Canção Ecológica do Paraná (2004) com a canção “Natureza”. Desde 2001 compôs 119 canções infantis para a Escola Trilhas, registradas em 10 CDs, dos quais o “Mundiverso” (2008), produzido por Parabolé Educação e Cultura, foi finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2009 na categoria Disco Infantil. Em 2013 lançou os livros “Era Uma Vez Um Dom e Os Três” (ilustração de Rennan Negrão e “Conversas com Versos” (ilustração de Kátia Horn). Com o educador e músico Nélio Spréa, lançou o livro “A Grande Roda de Histórias” (2014). Foi um dos curadores do Curitibim – Mostra Nacional de Música Infantil, em Curitiba (2015 e 2018).

EQUIPE TÉCNICA
Produtora do Grupo Brasileiro: Bete Carlos
Montagem e Contrarregras: Caio Henrique e Mário Marcelo Oliveira
Técnico de Som - Chico Santarosa e Beto Japa
Criação e Operação de Luz: Gabriela Valcanaia e Milena Sugiyana

SERVIÇO
ESPETÁCULO “MAIS PALAVRAS” com o GRUPO BRASILEIRO - Direção musical Helena Bel - Direção cênica Milton Karam
Dia 30 de novembro de 2019 (sábado), às 20h
Dia 01 de dezembro de 2019 (domingo), às 19h
Teatro José Maria Santos (Zé Maria) - 177 lugares
Rua Treze de Maio nº 655 – Bairro São Francisco, Curitiba-Paraná
Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia
Vendas antecipadas na bilheteria do Teatro Guaíra e no site ticket fácil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário